Fernando, Margareth,Alan, Profº Alain, Neuton e Denise.sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Visita do IPHAN em Portel
Fernando, Margareth,Alan, Profº Alain, Neuton e Denise.quarta-feira, 21 de outubro de 2009
COMO COMEÇOU A NOSSA HISTÓRIA
INDIOS CANIBAIS NO IMAGINARIO EUROPEUA missão tinha como duração seis meses (vamos contar, abril, maio, juho, julho, agosto, setembro). Eles subiram o rio até as cachoeiras , que na epoca de abril esta incoberta pelas aguas. Mas, em setembro as aguas quase que desaparecem e os grandes rios se tornam pequenos corregos.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Algumas peças do museu
O Cemitério Fantasma


Essas inscrições assustam realmente quem não tem um pouco de conhecimento de história. Vamos tentar explicar o que aconteceu. Houve um erro de gravação na lapide. É muito comum as pessoas falarem a data do nascimento apenas os dois ultimos digitos do seculo. Eu por exemplo digo que nasci em 78. Outro detalhe é a cruz. Um simbolo cristão catolico que veio para a Amazonia junto com os primeiros padres em meados do seculo XVII. A lingua portuguesa na lapide só foi introduzida obrigatoriamente n periodo pombalino em 1755. Para não alongar, a dedução que chegamos é que: O tumulo foi construido por um dono de seringau em pleno periodo da borracha (1890-1905) que achou melhor ter esta recordação bem proximo a ele.
Tivemos no cemiterio de Portel para tentar achar algum tumulo daquele nivel, mas só encontramos do mesmo periodo um de 1902 de um Major, que tem menos recursos do que o do cemiterio da floresta. Ainda temos muitas coisas a descobrir.




