terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Cemitério Fantasma




Surgiu na cidade de Portel um boato que foi muito comentado entre os populares. Era sobre um tumulo que aparentemente tinha mais de 1000 anos de idade. As pessoas ficavam se perguntando, como era possivel? Mas, a curiosidade foi tão grande que resolvi ir até lá. Para o meu espanto, o tal cemiterio fica no lado direito do rio Anapú, já no municipio de Melgaço, no local chamado de Mamangau. Fomos perguntando pelos beiradões até que encontramos, meio escondido na floresta o dito. Confesso uma coisa, sozinho não teria coragem de descer e adentrar aquele local. Dava receio, primeiramente por ficar numa praia, local preferido das temidas arraias. Depois pelo aspecto abandonado do local. Só que a curiosodade foi maior que o medo (eu não estava sozinho he, he, he). Resolvi subir, e quando começou a clarear olhei para aquele grande tumulo, ostentando luxo no meio de outros tantos de terra e cruz. Era muito bonito. Tres divisões, com ferro que perecia estar polido, lapide e cruz de marmore. Ao ler as inscrições vieram as respostas para tantas falacias, diziam assim:

"AQUI JAZ... ANALIA MENDES DA SILVA...NASCIDA EM 12 DO 03 DE 89 E FALECIDA EM 09 DO 10 DE 909. RECORDAÇÕES DE A. R. DE
MAGALHÃES" .



Essas inscrições assustam realmente quem não tem um pouco de conhecimento de história. Vamos tentar explicar o que aconteceu. Houve um erro de gravação na lapide. É muito comum as pessoas falarem a data do nascimento apenas os dois ultimos digitos do seculo. Eu por exemplo digo que nasci em 78. Outro detalhe é a cruz. Um simbolo cristão catolico que veio para a Amazonia junto com os primeiros padres em meados do seculo XVII. A lingua portuguesa na lapide só foi introduzida obrigatoriamente n periodo pombalino em 1755. Para não alongar, a dedução que chegamos é que: O tumulo foi construido por um dono de seringau em pleno periodo da borracha (1890-1905) que achou melhor ter esta recordação bem proximo a ele.
Tivemos no cemiterio de Portel para tentar achar algum tumulo daquele nivel, mas só encontramos do mesmo periodo um de 1902 de um Major, que tem menos recursos do que o do cemiterio da floresta. Ainda temos muitas coisas a descobrir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário