Quando falamos em história de Portel sempre se comenta a respeito do padre Antonio Vieira e os Nheengaíbas. Mas o que pouca gente sabe é sobre a historia do Padre João de Souto Maior, que foi o primeiro a adentrar a região do Pacajá. Querem saber a história? Pois bem vou lhes contar.
No ano de 1650, as missões começavam a tomar parte da Amazônia para desenvolver o projeto da Companhia de Jesus. Tal interesse confrontava outras nações que também estavam comercializando com os indios, como os ingleses, franceses, holandeses e espanhois. Para justificar o dominio economico e militar e evitar uma guerra com os indios e demais povos, implantaram o projeto jesuitico na Amazônia. Foi então que o padre João de Souto Maior entrou para fazer contato com os indios Pacajás, que segundo relatos eram os mais ferozes desta região.
INDIOS CANIBAIS NO IMAGINARIO EUROPEU
INDIOS CANIBAIS NO IMAGINARIO EUROPEUEle partiu a procura de almas e de ouro, pois consigo levava dois mineradores. Era epoca de quaresma (para quem conhece a religião catolica e o clima amazonico, é a epoca das aguas grandes).
A missão tinha como duração seis meses (vamos contar, abril, maio, juho, julho, agosto, setembro). Eles subiram o rio até as cachoeiras , que na epoca de abril esta incoberta pelas aguas. Mas, em setembro as aguas quase que desaparecem e os grandes rios se tornam pequenos corregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário