quarta-feira, 21 de outubro de 2009

COMO COMEÇOU A NOSSA HISTÓRIA

Quando falamos em história de Portel sempre se comenta a respeito do padre Antonio Vieira e os Nheengaíbas. Mas o que pouca gente sabe é sobre a historia do Padre João de Souto Maior, que foi o primeiro a adentrar a região do Pacajá. Querem saber a história? Pois bem vou lhes contar.
No ano de 1650, as missões começavam a tomar parte da Amazônia para desenvolver o projeto da Companhia de Jesus. Tal interesse confrontava outras nações que também estavam comercializando com os indios, como os ingleses, franceses, holandeses e espanhois. Para justificar o dominio economico e militar e evitar uma guerra com os indios e demais povos, implantaram o projeto jesuitico na Amazônia. Foi então que o padre João de Souto Maior entrou para fazer contato com os indios Pacajás, que segundo relatos eram os mais ferozes desta região. INDIOS CANIBAIS NO IMAGINARIO EUROPEU

Ele partiu a procura de almas e de ouro, pois consigo levava dois mineradores. Era epoca de quaresma (para quem conhece a religião catolica e o clima amazonico, é a epoca das aguas grandes).


A missão tinha como duração seis meses (vamos contar, abril, maio, juho, julho, agosto, setembro). Eles subiram o rio até as cachoeiras , que na epoca de abril esta incoberta pelas aguas. Mas, em setembro as aguas quase que desaparecem e os grandes rios se tornam pequenos corregos.
Quando quiseram descer o rio estavam impossibilitados e começaram a sofrer com a fome e a malaria. Os dois mineradores morreram e não descobriram ouro. O padre que estava fazendo um trabalho de catequese sofreu uma queda entre as pedras e também não resistiu. Depois de muito tempo ausente, o padre superior das missões Padre antonio Vieira, mandou uma outra expedição, comandada pelo padre Salvador do Vale, que encontrou o restante da expedição muito debilitada. Ao perguntar pelo Padre, avisaram onde ele ficou enterrado e o padre salvador foi busca-lo e o levou para a capital. Depois do sucesso dap expedição em catequisar os indios apesar da sua morte, o padre antonio Vieira Autorizou a criação de varias missões jesuíticas, entre elas, a missão de Arucará. Para saber mais ler: " CRONICAS DOS PADRES DA COMPANHIA DE JESUS NO ESTADO DO MARANHÃO" Autor: Pe. João Felipe Betendorff

Nenhum comentário:

Postar um comentário