terça-feira, 20 de outubro de 2009
Historico do Museu de Portel
O museu de Portel foi fundado em 09 de junho de 2009. Esta localizado na rua Padre Antonio Vieira, proximo a Igreja Batista no bairro do Bosque. A ideia surgiu a partir da reunião de um grupo de amigos que possuia artefatos arquelógicos encontrados na mediação da praia da igreja "Velha" no bairro da Vila Velha, que preocupados com a preservação dos patrimônios historicos começaram a reunir-se e articular a criação de um espaço para exposição destes artefatos. Como não possuiam recursos economicos para realizar tais sonhos, o jovem Antonio Sadinael, um dos maiores colecionadores, resolveu doar ao municipio as suas peças, que foram para um mostra realizada em 24 de janeiro de 2008 nas comemorações dos 250 anos do municipio. Neste periodo, a secretaria de Educação, Rosangela Fialho, juntamente com o professor de Historia, Alain Marzo solicitaram a criação do Museu ao senhor prefeito Pedro Barbosa que assinou o documento e autorizou a criação do mesmo. Hoje, o museu esta vinculado a Secretaria Municipal de Educação, funcionando como um Centro de Pesquisa e Ensino, estimulando a produção de saberes locais e a preservação dos sitios arquelogicos, juntamente com a comunidade escolar e a população local. Ainda estamos longe de alcançar os nossos objetivos, mas toda longa caminhada começa com o primeiro passo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu pela relevante iniciativa. Temos hoje em Portel grandes profissionais em várias áreas do conhecimento, formados por universidades renomadas e tradicionais. São essas iniciativas junto a outras que mostrarão o grande avanço do municipio e de seus profissionais neste contexto onde temos que mostrar pra que serviu nossa graduação e pós-graduação. Lamentavelmente, muitos graduados pós estão apagados e não sabemos pra que serviu a faculdade.
ResponderExcluirQueria parabenizar os historiadores de Portel pela relevante iniciativa do museu e também pela divulgação neste blog.
Otoniel Souza.
Pq o museu está perdendo seu acervo.nao deixem a história e a memória do nosso povo se acabar.
ResponderExcluir